Alagoas

Semarh alerta para chuvas de intensidade moderada a forte no Litoral e Zona da Mata de Alagoas

Segundo o Alerta, pancadas intensas podem provocar alagamentos em áreas vulneráveis com deficiência de drenagem

Por Agência Alagoas 28/03/2021 18h06
Semarh alerta para chuvas de intensidade moderada a forte no Litoral e Zona da Mata de Alagoas
Semarh emite alerta para chuvas de intensidade moderada a forte no Litoral e Zona da Mata de Alagoas - Foto: Agência Alagoas

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um Alerta Meteorológico na tarde deste domingo (28). Isso porque as condições atmosféricas continuam favoráveis à ocorrência de chuva de intensidade moderada à forte para as regiões do Litoral, em especial o Litoral Norte e para Região da Zona da Mata, com atenção especial ao município de Jacuípe.

Segundo o Alerta, pancadas intensas podem provocar alagamentos em áreas vulneráveis com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas, transbordamento de pequenos riachos e movimentações de massa em áreas de encosta.

Os meteorologistas da Sala de Alerta seguem monitorando o volume de chuvas que Alagoas vem recebendo. “Alteramos o status de Aviso para Alerta Meteorológico devido ao acumulado de chuvas em todo Norte do Estado, principalmente em Jacuípe, onde houve uma pancada forte de chuva nesta tarde e a cidade apresentou muitos pontos de alagamentos. Desde o início da manhã emitimos avisos via SMS aos moradores da região para a possibilidade de barreiras cederem no município, como veio a acontecer. Também informamos ao Corpo de Bombeiros para que uma guarnição pudesse ser encaminhada ao local para acompanhar a situação”, explicou o meteorologista e coordenador da Sala de Alerta, Vinícius Pinho.

Ainda de acordo com o Alerta, é necessário o monitoramento constante do Rio Jacuípe, que se encontra elevado. O nível atual é de 525 cm, com tendência para este volume subir. O nível de Atenção e de Alerta para transbordo para o Rio é de 460 cm e 560 cm, respectivamente.

A Sala de Alerta está monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento. O acompanhamento diário da previsão do tempo, juntamente com o monitoramento dos níveis dos rios podem ser acompanhados pelo site da Semarh por meio do link semarh.al.gov.br