Covid -19

Com usina de oxigênio própria, Hospital de Campanha é reaberto em Maceió

Serão mais 142 leitos intermediários e oito de estabilização

Por 7Segundos 30/03/2021 11h11 - Atualizado em 30/03/2021 11h11
Com usina de oxigênio própria, Hospital de Campanha é reaberto em Maceió
Sesau investiu R$ 1,6 milhão com montagem da estrutura, equipamentos e mobiliário - Foto: Felipe Guimarães / 7Segundos

O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, reabriram o Hospital de Campanha Dr. Celso Tavares, localizado no bairro do Jaraguá, em Maceió, na manhã desta terça-feira (30). Serão mais 142 leitos intermediários e oito de estabilização em meio à segunda onda da Covid-19 no país.

Renan Filho ressaltou a importância de reabrir a unidade sem o sistema público de Saúde de Alagoas ter entrando em colapso.

“Demonstra o planejamento. Espero que, com isso, a gente consiga atenuar os efeitos da segunda onda da Covid-19, consiga reduzir o número de mortes e fazer com que o estado de Alagoas siga tendo um dos melhores desempenhos do Brasil. Hoje, somos o terceiro estado do país com menor número de mortes para cada grupo de 100 mil habitantes”, explicou.

Questionando sobre a questão dos cilindros de oxigênio, que tem sido um problema para outros estados no segundo pico da pandemia, Renan Filho explicou que o Hospital de Campanha de Maceió usa oxigênio de rede, ou seja, a unidade tem uma usina própria que irá funcionar durante 24 horas e com capacidade de gerar 13 m³ de oxigênio por hora.

“Poucos hospitais de campanha tem uma estrutura como essa. Estamos fazendo tudo dentro das recomendações técnicas e da ciência aqui em Alagoas”, disse Renan.

Usina de oxigênio do Hospital de Campanha - Foto: Felipe Guimarães


Os pacientes diagnosticados com o novo coronavírus serão encaminhados para o Hospital de Campanha por meio da Central de Regulação de Leitos de Alagoas, podendo ser transferidos de qualquer unidade de saúde do Estado. Serão 500 profissionais trabalhando na unidade de saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) investiu R$ 1.668.925,00 com a montagem da estrutura, equipamentos e mobiliário do Hospital de Campanha Dr. Celso Tavares, que vai abrir para regulação a partir das 14h.