Maceió

Bolsonaristas organizam manifestação no aniversário do golpe de 64 em Maceió

A manifestação ocorre no momento de crise militar com a substituição dos quatro ministros da área

Por Marcos Filipe Sousa 31/03/2021 15h03
Bolsonaristas organizam manifestação no aniversário do golpe de 64 em Maceió
Populares pedindo um novo golpe militar - Foto: Cortesia

Aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) promovem uma manifestação na tarde desta quarta-feira (31), no aniversário dos 57 anos do golpe militar de 1964, em Maceió.

O pequeno grupo se encontra na frente do 59° Batalhão de Infantaria Motorizado na Avenida Fernandes Lima, principal via da capital. Eles estão com faixas pedindo um novo golpe, derrubada do STF e camisas nas cores da bandeira do Brasil.

A manifestação ocorre no momento de crise militar com a substituição dos quatro ministros da área por Bolsonaro. Na segunda-feira, o presidente demitiu o ministro da Defesa, general Fernando de Azevedo e Silva. Hoje, os três ministros do Exército, Edson Pujol; da Marinha, Ilques Barbosa; e da Aeronáutica, Antônio Carlos Bermudez entregaram os cargos em protesto contra a demissão e em solidariedade a Azevedo e Silva.

Bolsonaro teria demitido o ministro por causa da resistência do titular da Defesa em apoiar politicamente o governo no momento em que o presidente pressiona estados e municípios contra a medidas de contenção à Covid-19. Azevedo e Silva também teria se recusado a demitir o ministro do Exército, que rejeitou o envolvimento da força com a política. O presidente pressiona pelo alinhamento das Forças Armadas com a defesa política do governo e o apoio a medidas contra o isolamento social na pandemia.