Covid -19

Secretário comenta chegada de novas vacinas no estado

Ayres confirmou o aporto de doses das vacinas Fiocruz e da AstraZeneca, da Oxford, amanhã.

Por 7Segundos com Ponta Verde 07/04/2021 16h04 - Atualizado em 07/04/2021 16h04
Secretário comenta chegada de novas vacinas no estado
Secretário de Saúde comenta sobre desperdícios de doses no estado e chegada de novas doses - Foto: Carla Cleto

Em entrevista na TV Ponta Verde na tarde desta quarta-feira (07), o Secretário de Saúde do Estado, Alexandre Ayres, conversou sobre um possível desperdício das doses das vacinas contra a Covid-19 no estado e em como evitá-los. O secretário também confirmou o aporto de novas doses para amanhã.

Ayres disse que o Sesau cobra e orienta os municípios a utilizarem as doses em sua totalidade. Ele explicou também sobre a orientação de que, após a abertura dos recipientes com 5 ou 10 vacinas, se não houver idosos na faixa etária correspondente, o município deve procurar mais idosos num prazo de até 6 horas após as abertura.

O mesmo acontece com os trabalhadores da saúde.

O secretário ainda comentou sobre a eventual sobra das vacinas. O exemplo que ele deu foi o do drive thru do Jaraguá. “Tem 8 carros, já está próximo do fechamento do serviço de vacinação. Eles vacinam 8 idosos e sobraram 2 doses. Lá, já tem pessoas fazendo uma lista de espera. Os próprios municípios têm organizado isso e o que a gente tem exigido é que mesmo que seja, entre aspas, com a sobra, ela seja utilizada em pacientes dentro dos grupos prioritários”, disse.

Novas doses

Ayres confirmou a chegada de doses das vacinas Fiocruz e da AstraZeneca, da Oxford, amanhã. As informações vieram de uma conversa do secretário com o Ministério da Saúde. No entanto, ele afirmou não ter conhecimento da quantidade das doses.

Segundo ele, alguns municípios estão finalizando a imunização dos idosos a partir de 60 anos e que finalizaram a dos trabalhadores da saúde. Além disso, alegou que sua equipe está reunida para definir como se dará a vacinação dos pacientes com comorbidades, o próximo grupo majoritário para vacinação.