Covid -19

Ex-diretora do Ifal Marechal Deodoro e Penedo morre vítima da Covid-19

Osineide Cavalcante Silva faria 60 anos daqui a dois meses, no dia 8 de junho

Por 7Segundos 09/04/2021 11h11
Ex-diretora do Ifal Marechal Deodoro e Penedo morre vítima da Covid-19
Professora Osineide Cavalcante - Foto: Divulgação Ifal

Morreu na tarde dessa quinta-feira (08), em decorrência de complicações provocadas pela Covid-19, a professora Osineide Cavalcante Silva, de 59 anos, ex-diretora dos campi Penedo e Marechal Deodoro, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Natural de Murici, Osineide estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas acabou não resistindo. Nascida em Murici, a professora faria 60 anos de idade daqui a dois meses, no dia 8 de junho.

Ela começou a lecionar ainda na adolescência e se tornou professora de Língua Portuguesa. Foi diretora-geral do Campus Penedo, de 2010 a 2013, quando o campus foi inaugurado, e também do Campus Marechal Deodoro, de 2006 a 2010, então unidade descentralizada do Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (Cefet-AL).

Em nota, o Ifal lamentou a morte da servidora e decretou luto oficial de três dias, até sábado (10), com suspensão das atividades presenciais escalonadas nesta sexta-feira (09). Por causa dos protocolos de segurança sanitária relacionados à Covid-19, não haverá velório. O sepultamento será em Murici.

Veja a nota de pesar:

O Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro lamenta informar o falecimento da professora Osineide Cavalcante Silva, ocorrido nesta quinta-feira (8), por complicações de saúde em decorrência da Covid-19. Osineide estava internada em UTI havia dias, mas acabou não resistindo. O campus decretou luto oficial de três dias, de hoje até sábado (10), com suspensão das atividades presenciais escalonadas amanhã (9).

Franca, verdadeira, mulher de fibra, amável e acolhedora são algumas das principais características atribuídas a Osineide pelos colegas de trabalhos. Era também uma grande amante e protetora dos animais.

Nascida em Murici, a professora faria 60 anos de idade daqui a dois meses, no dia 8 de junho. Ela começou a lecionar ainda na adolescência e se tornou professora de Língua Portuguesa. Foi diretora-geral do Campus Penedo, de 2010 a 2013, quando o campus foi inaugurado, e também do Campus Marechal Deodoro, de 2006 a 2010, então unidade descentralizada do Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (Cefet-AL).

Em Marechal Deodoro, criou o Festival Lítero-Musical, evento cultural que se tornou tradicional no município, contando com a participação de toda a comunidade, e precedeu a atual Festa Literária (Flimar).

Admirada pelos colegas pela postura firme na defesa das causas em que acreditava, Osineide foi uma grande entusiasta e defensora da Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde estava lecionando nos cursos técnicos em Cozinha e Hospedagem. É considerada uma das principais responsáveis pelo crescimento da modalidade no Campus Marechal Deodoro, dando oportunidades a homens e mulheres que precisaram interromper os estudos, de retornarem à sala de aula para uma educação profissional de qualidade.

Por causa dos protocolos de segurança sanitária relacionados à Covid-19, não haverá velório. O sepultamento será em Murici.

Nesse momento de pesar, o Ifal - Campus Marechal Deodoro se solidariza com familiares e amigos de Osineide e registra sua homenagem à professora e a todas as vítimas da pandemia da Covid-19. No último dia 15 de março, o campus deu adeus ao estudante Márcio da Silva, do curso técnico em Hospedagem.