Política

Cibele Moura propõe criação da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia

Requerimento nesse sentido foi protocolado na Assembleia Legislativa

Por Assessoria 09/04/2021 18h06 - Atualizado em 09/04/2021 18h06
Cibele Moura propõe criação da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia
Deputada Cibele Moura - Foto: Assessoria

A deputada estadual Cibele Moura (PSDB) protocolou na Assembleia Legislativa Estadual (ALE) requerimento que cria a Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia, com o objetivo de defender e debater sobre as prerrogativas dos advogados e, dessa forma, criar mecanismos de fortalecimento da classe. Assinaram o requerimento, os deputados Galba Novaes (MDB), Inácio Loiola (PDT), Jó Pereira (MDB) e Silvio Camelo (PV).

“A defesa, o respeito e a garantia das prerrogativas da advocacia é condição fundamental para o exercício da profissão, com altivez e independência, razão pela qual, a instituir a Frente, a Assembleia reafirma que exerce efetivamente o seu papel fiscalizatório e representativo perante à população alagoana”, justifica Cibele no requerimento.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Alagoas (OAB/ AL, Nivaldo Barbosa Jr., salientou que a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia representa um progresso também para a sociedade.

“A advocacia é indispensável à administração da Justiça. A garantia das prerrogativas e a valorização dos advogados e das advogadas é também uma forma de respeitar os direitos da sociedade. Através da Frente Parlamentar será possível discutir e conquistar novos direitos, fortalecendo as prerrogativas e assegurando os profissionais da advocacia”, destacou o presidente.

Responsável pelos diálogos com o Poder Legislativo para a criação da frente, o advogado e presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB-AL, Ricardo Wanderley, afirmou que a instituição da frente parlamentar representa diversos avanços para a advocacia, sobretudo com relação à valorização e reconhecimento da categoria em um momento necessário.

“Dentro de todas as limitações da legislatura estadual traz, a partir da articulação com a frente parlamentar, a Ordem conseguirá dar melhor vazão aos projetos de lei que apresente algum interesse, direto ou indireto, para a advocacia. Além disso, vamos poder pleitear outros avanços em relação às prerrogativas”, explicou Wanderley.