Política

Veja o que pensam os senadores alagoanos sobre CPI da Pandemia

Calheiros e Cunha foram favoráveis; Collor contra.

Por Berg Morais 12/04/2021 17h05
Veja o que pensam os senadores alagoanos sobre CPI da Pandemia
Rodrigo Cunha e Renan Calheiros foram favoráveis à CPI da pandemia - Foto: Reprodução/internet

Dos três senadores por Alagoas, apenas Fernando Collor (Pros) não votou a favor da instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as ações e possíveis omissões do Governo Federal durante a pandemia do novo coronavírus. O único a se posicionar publicamente foi o ex-presidente do Senado, Renan Calheiros (MDB).

Através das redes sociais, Calheiros citou a conversa entre o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e o senador Jorge Kajuru, como um fato importante para que a Casa seja favorável à CPI. “Os diálogos entre o presidente da República e o senador Kajuru, além de uma clara tentativa de interferir em outros poderes, é mais um indicador de que que precisamos abrir a CPI. #vaitercpi #CPIdaCovidJa”, escreveu o senador.

Ao Portal 7Segundos, o senador Rodrigo Cunha (PSDB) disse ser favorvel à “CPI da Covid” por acreditar que o Governo falhou muito no combate à pandemia e na urgente imunização em massa da população. Ele destacou o alto número de mortes pela doença e classificou como “lento” o ritmo de vacinação.

“Estes equívocos precisam ser apurados. O papel do Legislativo é fiscalizar, não podemos abrir mão desta prerrogativa. Já temos mais de 350 mil mortos no país, a vacinação anda em ritmo lento, não há unificação das medidas de contenção contra o novo coronavírus. Este cenário precisa mudar e esta CPI é uma ação do Senado para buscar a implementação de ações concretas contra a pandemia, com responsabilização de quem porventura não tenha atuado como deveria diante do cargo que ocupa”, explicou.

Já o senador Fernando Collor, que tem uma atuação destacada nas redes sociais, ainda não se manifestou sobre o que o motivou a votar de forma contrária a criação do procedimento que tem o objetivo de investigar o Governo Federal no trato com a pandemia. Ele é aliado do presidente Bolsonaro.

O documento já tem 33 assinaturas e o Supremo TribuNal Federal (STF) definiu que o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, do DEM, deve instalar a Comissão. O pedido foi de dois senadores do Cidadania: Alessandro Vieira e Jorge Kajuru.