Covid -19

Presidente da AMA comenta sobre estoque de vacinas em municípios

“Estoque que os municípios têm hoje é apenas da segunda dose”, disse Hugo Wanderley

Por João Arthur Sampaio com Agência Brasil 12/04/2021 17h05 - Atualizado em 12/04/2021 17h05
Presidente da AMA comenta sobre estoque de vacinas em municípios
Presidente da AMA comenta sobre estoque de vacinas em municípios - Foto: Ascom Sesau

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, o prefeito de Cacimbinhas Hugo Wanderley (MDB), disse que o estoque de vacinas contra a Covid-19 dos municípios alagoanos, hoje, é apenas para aplicação da segunda dose.

Ao portal 7Segundos, o presidente relatou que, no ranking divulgado nesta segunda-feira (12), as cidades tiveram um crescimento significativo e muitos já estão com mais de 90% de aplicação das doses recebidas do Ministério da Saúde.

“Os municípios têm avançado bastante na aplicação da primeira dose. Mas é importante lembrar que com relação a segunda dose, os municípios precisam estocar até completar 21 dias”, ressaltou.

Cenário brasileiro

Nesta segunda, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, afirmou que não existe estoque de vacinas nas cidades. “As vacinas estão sendo administradas de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, o qual orientou a reserva do imunizante para a aplicação da segunda dose”, disse Aroldi em audiência pública na Comissão Temporária da Covid-19 do Senado.

Para ele, faltam uma coordenação nacional da estratégia de combate à covid-19 e um mapeamento da propagação das novas variantes. Outro motivo listado pela CNM foi a incerteza na entrega de novas remessas, o que impõe reservas para a aplicação da segunda dose.

Aos senadores, o presidente da CNM disse que os municípios brasileiros têm uma capacidade de aplicar 1,5 milhão de doses por dia. E podem ampliar rapidamente esta capacidade.

De acordo com o Painel Nacional, até o dia 11 de abril já foram vacinados com a primeira dose mais de 20,5 milhões de brasileiros, e com a segunda dose, 6 milhões. Sendo assim, observou o presidente da CNM, além dos grupos prioritários com vacinação em andamento é preciso assegurar a vacinação de segunda dose para 14,5 milhões de pessoas.