Política

Luciano Barbosa pode unir Calheiros e Lira e ser candidato a governador

Prefeito de Arapiraca conquistou força política após enfrentar família Calheiros

Por Berg Morais 13/04/2021 18h06
Luciano Barbosa pode unir Calheiros e Lira e ser candidato a governador
Luciano Barbosa - Foto: Reprodução

Pouco tempo atrás ninguém imaginava que o ex-vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa (MDB), poderia ter um futuro político, após enfrentar a família Calheiros. Ele venceu nas urnas e na Justiça, e conquistou a prefeitura de Arapiraca. Com mandato e prestígio no cenário político estadual, o ex-ministro pode surpreender e ser um dos principais nomes para a disputa majoritária de 2022.

Ao ganhar força, o prefeito despertou o interesse de todos os grupos políticos do Estado e tem sido cogitado para disputar o cargo de Governador. Até a família Calheiros, que tentou impedir a candidatura de Luciano à prefeitura, busca uma reaproximação, já que o grupo palaciano ainda não possui um nome para a sucessão de Renan Filho (MDB) na chefia do Executivo.

Embora esteja filiado ao MDB, Barbosa mostrou que possui independência para compor com qualquer vertente política do Estado, inclusive as forças que atualmente fazem oposição à família Calheiros.

Líderes das principais forças políticas de Alagoas apostam nos bastidores que o nome de Luciano Barbosa é o único capaz de unir Renan Filho e Arthur Lira, isso por que nenhum dos dois grupos possuem um candidato com capacidade de vitória para disputar o Governo.

Analistas políticos já avaliam uma chapa que pode selar a aliança entre Calheiros e Lira: Luciano Barbosa governador e Davi Davino Filho vice. A chapa, indiscutivelmente, teria fortes chances de vitória.

O resultado das urnas nas eleições passadas endossa a composição. Isso porque na região Agreste, Luciano Barbosa é tido como “imbatível”. Já na região metropolitana de Maceió, Davi Filho conquistou a simpatia dos eleitores quando disputou a prefeitura da Capital.