Mundo

Uso de 'figurinhas' do Instagram sobre o Ramadã gera polêmica

Sem saber, alguns usuários aplicaram as ilustrações fora do contexto religioso

Por G1 15/04/2021 09h09 - Atualizado em 15/04/2021 10h10
Uso de 'figurinhas' do Instagram sobre o Ramadã gera polêmica
Uso de 'figurinhas' do Instagram sobre o Ramadã gera polêmica; saiba o que é o mês sagrado do Islã - Foto: Reprodução / Instagram

O Instagram lançou três "stickers" — figurinhas temáticas para os stories — sobre o Ramadã, mês sagrado de jejum e oração para os muçulmanos que, neste ano, começou na terça-feira (13) e terminará em 12 de maio.

Apesar de as figurinhas representarem símbolos da religião, alguns usuários aplicaram as ilustrações em postagens que não tinham nenhuma relação com o islamismo.

Isso gerou polêmica: houve quem apontasse desrespeito e insensibilidade por parte de quem usou esses stickers em fotos no Instagram sem conexão com o Ramadã.

Entenda abaixo o que é o Ramadã e o que significam as figurinhas

O que é o Ramadã?

O Ramadã é o nono mês do calendário islâmico. Como os muçulmanos acreditam que parte dos versos do Corão foram revelados ao profeta Maomé nesse período, a religião trata o Ramadã como o mês mais sagrado.

Durante 30 dias, os muçulmanos reforçam as orações, intensificam a leitura do Corão e praticam jejum do nascer ao por do sol. Com isso, os praticantes do Islã acreditam que o sacrifício reforça a proximidade com Deus e fortalece o espírito.

O respeito ao jejum e à oração está entre os cinco pilares do Islã. Os outros envolvem o reconhecimento de que Alá é a única divindade existente, as cinco orações diárias, a caridade e a peregrinação quando possível a Meca, cidade sagrada na Arábia Saudita.

O que as figurinhas representam?

As ilustrações são de autoria da artista Hala AlAbbasi, do Bahrein. De acordo com o Instagram, a intenção dela era que as figurinhas "sejam usadas ao longo do Ramadã para marcar momentos de celebração, de saudações a suhoors e iftars [refeições especiais do período], e toda forma de celebrar a festividade". Nem ela nem o Instagram chegam a dizer que as figurinhas são exclusivas para os muçulmanos.

Lua crescente e estrela — há divergência sobre o significado: pode representar as noites do período de jejum, quando as refeições em família ocorrem. Apesar de amplamente usado no mundo islâmico, inclusive em bandeiras de países com maioria muçulmana, os religiosos evitam dizer que o ícone seja um símbolo oficial da religião.

Mesquita — desenhada pela artista com minaretes, é o templo onde os muçulmanos fazem as orações e encontros religiosos.

Prato com tâmaras e chá — ricas em açúcar e comuns no Oriente Médio, tâmaras costumam ser consumidas nos horários possíveis do Ramadã para evitar a queda nos níveis de glicose durante o jejum prolongado.
Houve outras polêmicas do tipo?
Sim. Em fevereiro, o Instagram lançou figurinhas comemorativas ao Ano Novo Chinês — neste caso, o ano do boi. Alguns usuários entenderam que o uso fora de contexto por pessoas de outras culturas desses símbolos também representava desrespeito.

Costumeiramente, o Instagram lança stickers especiais em datas religiosas ou não. Já houve figurinhas próprias para o Natal, para o Dia do Orgulho LGBTQ+, para homenagear figuras importantes da ciência, entre outros.

Em datas específicas, o Instagram agrupa os stories usados com as figurinhas especial para que o usuário veja amigos e outros contatos que fizeram publicações com esses símbolos. Isso tenta deixar mais claro que aquele sticker específico trata de um tema que a rede social está comemorando.

Entretanto, ao publicar um story, o usuário vê apenas os stickers, sem nenhuma informação sobre o que aquela ilustração representa. Há apenas o destaque no topo das opções de figurinhas. Um usuário que vê apenas o desenho da lua, sem nenhuma explicação, pode não associá-lo ao Ramadã.