Zona da Mata

Cidades da Zona da Mata se preparam para mais chuvas

As prefeituras informaram que a situação segue dentro da normalidade

Por Pedro Vasconcelos* 15/04/2021 16h04 - Atualizado em 15/04/2021 16h04
Cidades da Zona da Mata se preparam para mais chuvas
Cidades da Zona da Mata se preparam para mais chuvas - Foto: Arquivo pessoal/Will Santos

O risco de enchentes e alagamentos aumenta à medida que as chuvas em Alagoas se intensificam. Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) o volume de chuvas segue intenso e a previsão é de chuvas para os próximos dias.

Segundo o Sistema de Alerta Hidrológico (SAH) da Bacia do Rio Mundaú, o nível do rio subiu 1,80m nas últimas 12h. No entanto, de acordo com os municípios de União dos Palmares e Murici, a situação segue dentro da normalidade até o momento.

Geraldo Amorim, Coordenador da Defesa Civil de Murici, informou que para que o rio trasborde no município é preciso um aumento de aproximadamente 6m.

Ainda assim, as prefeituras esclareceram que as Defesas Civis dos dois municípios estão em constante monitoramento.

Alerta

Em caso de alerta, a Defesa Civil de União dos Palmares citou o plano de contingência, que abrange várias atividades. Dentre elas está o alerta à população em áreas de risco e a disponibilização, pela Secretária Municipal de Educação, de escolas fora destas áreas para abrigar desalojados. Cabe ao Corpo de Bombeiros, disponibilizar embarcações, unidade de resgate e salvamento todas equipadas com equipamentos de mergulho, e à Guarda Municipal, promover a segurança de desabrigados e dos comerciantes na área de risco.

*Sob supervisão da Editoria