Cultura

Casa alagoana da Photografia é lançada e já tem a primeira atividade marcada para o próximo sábado (17)

Grupo de estudos ‘Fotografia por vir - o que clicar?’ terá a primeira reunião aberta às 15h, via Zoom

Por Assessoria 16/04/2021 20h08 - Atualizado em 16/04/2021 20h08
Casa alagoana da Photografia é lançada e já tem a primeira atividade marcada para o próximo sábado (17)
Grupo de estudos Casa Alagoas da Fhotografia - Foto: Assessoria

Fomentar a cultura fotográfica em Alagoas. Com esse preceito, surgiu a Casa Alagoana da Photografia (Caph). Formada por um grupo de fotógrafos alagoanos, a Casa inicialmente será no formato online e já tem a primeira atividade marcada para o próximo sábado (17), às 15h: a abertura do grupo de estudos ‘Fotografia por vir - o que clicar?’, coordenado pelo fotógrafo carioca e radicado em alagoas, Francisco Oiticica Filho. O encontro é aberto e gratuito, sendo necessário apenas inscrever-se através do formulário de participação

“Nos encontros do grupo, não haverá aulas propriamente ditas, mas encontros de fotógrafos que queiram refletir sobre a sua produção e experimentar, fazer algo diferente do que já fazem. No encontro de sábado, apresentaremos o grupo com essa proposta de reflexão. Nos três encontros seguintes, que compreendem o primeiro módulo, discutiremos a constituição histórica da cultura visual alagoana, se é que ela existe. Também vamos fazer exercícios a partir dessa reflexão, tanto da produção de fotógrafos escolhidos, quanto da produção de cada um dos participantes do ‘Fotografia por vir - o que clicar?’ ”, conta Francisco Oiticica.

Depois da reunião inicial de sábado (17), os encontros do grupo de estudos ocorrerão no terceiro sábado de cada mês. Os módulos contém três aulas e pode ser adquirido pelo valor de R $50,00 ou R $20,00 , caso haja interesse por apenas uma aula do módulo. O dinheiro arrecadado será revertido para custear e manter as ações da Casa Alagoana da Photografia, como a contratação da plataforma para cursos e eventos, manutenção do site e das mídias sociais, além de ações futuras da Caph.


Fotografia alagoana em ascensão


A fotografia realizada em Maceió, notadamente nos últimos anos, tem conquistado projeção e respeito em âmbito nacional, e também fora do Brasil, consequência da qualidade autoral e da identidade artística e cultural. Nomes consagrados, e novos talentos, vêm ganhando concursos, sendo selecionados em convocatórias, e em editais, pelo Brasil e em outros países, fruto de esforços individuais e de investimentos próprios. Maceió, desde 2018, entrou no roteiro dos grandes eventos de fotografia brasileiros, com a realização do FOTOSURURU, cuja marca se fortaleceu mesmo em 2020. A segunda edição do evento, que seria realizado em abril de 2020, foi cancelada devido à pandemia da Covid-19. Mas o FOTOSURURU se manteve ativo com a realização de lives, que atingiram mais de 10 mil visualizações.

“A Casa Alagoana da Photografia é muito importante para o fomento da fotografia no estado. Não só para os fotógrafos, mas para toda rede em volta deles. Por exemplo, devido à pandemia, a única loja que tínhamos que fazia impressão Fine Art em Alagoas teve que fechar as portas. Agora, os fotógrafos precisam mandar para as gráficas de Recife. Com a Caph, essa rede seria fortalecida, poderíamos voltar com a impressão Fine Art aqui no estado, fazendo com que o dinheiro circulasse aqui em Alagoas. Além disso, os esforços na área de fotografia movimentaram a criação de escolas, exposições, feiras e festivais, movimentando o turismo e a economia criativa em milhões de dólares em cada uma dessas cidades. Na América Latina, outras cidades já fazem, com sucesso, bom uso das artes visuais como fomentadores da economia, tais como Fortaleza, Montevidéu, Brumadinho/MG, Rio de Janeiro e São Paulo.”, conta Jorge Vieira, idealizador do FotoSururu e um dos idealizadores da Casa Alagoana da Photografia.

Sobre o coordenador do Grupo de Estudos da Caph




Francisco Oiticica Filho é bacharel em Pintura pela EBA-UFRJ. Começou a atuar efetivamente na fotografia quando se transferiu para Maceió, em 1993/94. Lecionou Fotografia na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), já tendo concluído o Mestrado em História e Crítica da Arte na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na UFAL, permaneceu por 6 anos, lecionando também Teoria da Comunicação, Comunicação Comparada e Estética e Cultura de Massa. Em fins de 1999, foi convidado a lecionar na Universidade Stendhal Grenoble III, França, onde também realizou parte do Doutorado em Literatura, defendido na UFAL em 2004. Atua na área da fotografia criativa e autoral, fazendo o que considera um jogo de linguagem em suas fotografias, sob influência das artes plásticas e da literatura, com "trocadilhos visuais", embaralhando o real e a sua representação.


Serviço:


Primeira reunião do grupo de estudos “Fotografia por vir - o que clicar?”


Inscrições através do Formulário: https://forms.gle/D6gBojvCbRGMcKdeA


Quando? Sábado (17), às 15h, via Zoom.


O link para o evento será enviado via Whatsapp no número que foi informado na inscrição


Valores: Primeiro encontro gratuito. Depois, os módulos, que contém três aulas, custarão R $50,00 ou R $20,00 , caso haja interesse por apenas uma aula do módulo.


Instagram da Casa Alagoana da Photografia: instagram.com/caphmaceio/