Geral

Série B de 2021 terá recorde de campeões com 12 títulos brasileiros

Por 7Segundos 17/04/2021 13h01 - Atualizado em 21/04/2021 11h11
Série B de 2021 terá recorde de campeões com 12 títulos brasileiros
Futebol - Foto: Reprodução/Web

O ano de 2021 será de muitas emoções na segunda divisão do futebol nacional. A Série B do Campeonato Brasileiro, que já é conhecida por ser uma competição extremamente complicada e equilibrada, ficará ainda mais difícil nesta edição.


Dessa vez, os clubes que quiserem uma vaga na tão sonhada elite do esporte terão que disputar posição por posição com nada mais, nada menos do que cinco campeões brasileiros.


Cruzeiro, Vasco da Gama, Botafogo, Coritiba e Guarani prometem complicar a vida dos adversários, já que juntos os clubes somam incríveis 12 títulos brasileiros da Série A, número jamais vistos anteriormente na segundona.


Apesar dos tropeços e das campanhas para serem esquecidas no último ano, a tradição dessas equipes pode fazer a diferença na briga pelo acesso à primeira divisão.






Cruzeiro – 4 títulos



Sem sombra de dúvidas 2019 ficou marcado como o pior ano da história do Cruzeiro. Dono até então de um dos melhores elencos do Brasil e vindo de recentes conquistas importantes, como o bicampeonato da Copa do Brasil, a Raposa surpreendeu a todos negativamente ao cair pela primeira vez para a Série B do Campeonato Brasileiro.


Apesar do rebaixamento inédito, que também desencadeou uma gigante crise financeira com números que apontavam quase 1 bilhão de reais em dívidas, o Cruzeiro aparecia como o grande favorito ao título nas principais casas de apostas como Betway.


Com quatro títulos Brasileiros e o retrospecto positivo dos clubes grandes na competição, o Cruzeiro, além de não levar o caneco para casa, não ficou sequer entre os quatro primeiros colocados da competição, permanecendo assim mais um ano na divisão inferior do futebol nacional.


No entanto, após o ano de 2020 complicado, o plantel agora comandado por Felipe Conceição tem tudo para dar a volta por cima e conseguir uma vaga para a primeira divisão.


Vasco da Gama – 4 títulos



O Vasco da Gama até que empolgou o torcedor no começo do Brasileirão de 2020. Com um bom início de campeonato, a equipe carioca chegou a liderar o campeonato, mas o que parecia um sonho acabou virando um verdadeiro pesadelo.


Depois de uma queda de rendimento gigantesca, o Cruzmaltino foi para a última rodada com uma missão praticamente impossível para escapar da degola: reverter uma diferença de 12 gols. Como já era esperado, o resultado não veio e o Vasco da Gama caiu mais uma vez, se tornando o clube grande com mais rebaixamentos na história do brasileirão.


Além da queda, o Vasco ainda perdeu Vanderlei Luxemburgo, que deixou a equipe após o término do Campeonato Brasileiro. Apesar de tudo isso, o time agora comandado por Marcelo Cabo ainda aparece como um dos grandes favoritos à divisão de acesso.


Botafogo – 2 títulos



Último colocado do Campeonato Brasileiro, o Botafogo não teve muito o que comemorar em 2020. Matematicamente rebaixado na 34ª, o Fogão fez sua pior campanha na história da competição e agora soma mais quedas à segunda divisão do que títulos brasileiros: 3 x 2.


Mesmo com um ano para se esquecer, a equipe do Rio de Janeiro foi pedra no sapato de alguns clubes que brigavam na parte de cima da tabela e quase atrapalhou a vida do São Paulo na briga por uma vaga direta à Libertadores, quando derrotou o Tricolor Paulista na penúltima rodada.


Em 2021, o Fogão também é favorito ao acesso, mas sabe que precisará muito mais do que apenas alguns bons jogos para garantir uma vaga na primeira divisão novamente.


Coritiba – 1 título



O Coritiba foi outra equipe que decepcionou o torcedor ao longo da temporada 2020. Penúltimo colocado do Campeonato Brasileiro, o Coxa ofereceu pouquíssima resistência aos adversários e acabou caindo para a segunda divisão pela sexta vez em sua história.


Nesta temporada, se não quiser contar somente com a tradição, o Coritiba terá que jogar muito mais do que o ano passado para não permanecer mais um ano na segunda divisão.


Guarani – 1 título



Assim como o Cruzeiro, o Guarani disputou a segundona no ano passado e não conseguiu uma vaga para a elite do futebol. O Bugre terminou o campeonato no meio da tabela e não teve grande destaque ao longo da competição.


Dentre todos os cinco campeões que disputam uma vaga de acesso, a equipe de Campinas é a que precisará se esforçar mais para conseguir voltar à elite no ano que vem.