Covid -19

Conselhos Federal e Regional de Medicina em AL ainda divergem sobre tratamento precoce da covid-19

A entidade federal adotou um posicionamento diferente do publicado em abril do ano passado

Por Marcos Filipe Sousa com Agência Brasil 19/04/2021 15h03
Conselhos Federal e Regional de Medicina em AL ainda divergem sobre tratamento precoce da covid-19
Cloroquina - Foto: Reprodução/Web

Durante audiência pública da Comissão Temporária da Covid-19 do Senado na manhã de hoje (19), membros do Conselho Federal de Medicina (CFM) esclareceram que a entidade não recomenda e não aprova tratamento precoce e não aprova também nenhum tratamento do tipo protocolos populacionais.

A entidade federal adotou um posicionamento diferente do publicado em abril do ano passado e que continua sendo mantido pelo Conselho Regional de Medicina em Alagoas. “O entendimento do nosso regional é que o médico tem a autonomia para definir o melhor tratamento junto ao seu paciente”, nos informaram.

O vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Donizette Giamberardino Filho, esclareceu que a entidade pode mudar o parecer em uma decisão de plenária. “O que eu repito é que a autonomia é limitada ao benefício. Quem ousa passar disso, responde por isso”, garantiu.

Em maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a interrupção do uso da cloroquina e hidroxicloroquina em testes para tratamento contra a Covid-19. O motivo era um estudo publicado pela revista científica Lancet que envolveu mais de 96 mil pessoas e mostrou que não só não há benefícios no uso desses medicamentos contra o vírus SARS-CoV-2, como há um risco aumentado de morte para os pacientes.