Geral

Grupo Gay de AL entrega solicitação ao MP para apurar caso de homofobia praticado por pastor

Nas redes sociais, José Olímpio afirmou que ora pela morte do ator Paulo Gustavo

Por 7Segundos 20/04/2021 11h11 - Atualizado em 20/04/2021 11h11
Grupo Gay de AL entrega solicitação ao MP para apurar caso de homofobia praticado por pastor
Entidades LGBTQIA + de Alagoas foram ao MPE solicitar investigação - Foto: GGAL

O Grupo Gay de Alagoas (GGAL) entrou com uma representação no Ministério Público do Estado (MPE), na manhã nesta terça-feira (20), solicitando ao Procurador-geral de Justiça do Estado que acompanhe o caso de homofobia praticado pelo pastor José Olímpio, da Assembleia de Deus.

O líder religioso publicou em seu Instagram, na última quinta-feira (15), uma foto do artista Paulo Gustavo, questionando os pedidos de orações pela recuperação do ator, internado com Covid-19. “Esse é o ator Paulo Gustavo que alguns estão pedindo oração e reza. E você vai orar ou rezar? Eu oro para que o dono dele o leve para junto de si”, escreveu o pastor.

Diversas lideranças de movimentos LGBTQIA + de Alagoas estiveram presente na sede do MPE para solicitar às autoridades a devida apuração do caso e pedir justiça para as pessoas que se sentiram ofendidas com a atitude do líder religioso.

Para o presidente do GGAL, Nildo Correia, a ação de hoje representa o seu papel enquanto líder de um movimento social. “Estamos fazendo a nossa parte como liderança. Não baixaremos a guarda e lutaremos para fazer com que a tipificação da LGBTfobia na lei de combate ao racismo seja aplicada”, disse.

Arrependido pela repercussão negativa de seus comentários, José Olímpio chegou a pedir desculpas
alegando ter tentado “defender a honra de Deus”. "A minha insensatez foi tentar defender a honra de meu Deus, muitas vezes ultrajada de muitos modos e de muitas maneiras e por muitas pessoas, esquecendo-me eu, de que Deus, o Criador do céu e da terra, não precisa de quem defenda a sua honra”, justificou.

A apuração do MPAL

Nessa segunda-feira (19), o MPAL instaurou o procedimento administrativo nº MP 01.2021.00001344-0 para apurar o crime de racismo praticado pelo pastor José Olímpio, da igreja evangélica Assembleia de Deus. A 60ª Promotoria de Justiça, por meio do promotor Lucas Sachsida, também requisitou instauração de inquérito à Delegacia-Geral da Polícia Civil para investigar o fato.

Na semana passada, o líder religioso fez uma publicação no seu perfil do Instagram desejando a morte do ator e humorista Paulo Gustavo, que está internado há mais de um mês num leito de UTI, no estado do Rio de Janeiro, tentando vencer a luta contra a Covid-19. Em 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que declarações homofóbicas devem ser enquadradas no crime de racismo.