Geral

Covid-19: Alagoas reduz número de óbitos, mas Maceió e Arapiraca tem aumento de casos

Informações foram levantadas pelo observatório de enfretamento da Ufal

Por 7Segundos, com assessoria 03/05/2021 11h11 - Atualizado em 03/05/2021 11h11
Covid-19: Alagoas reduz número de óbitos, mas Maceió e Arapiraca tem aumento de casos
Covid-19 - Foto: Agência Brasil

Após uma nova análise, Alagoas apresentou uma redução simultânea de novos casos de infecção por Covid-19 e óbitos pela doença, na 17ª Semana Epidemiológica (SE). Esses dados compreendem o período de 25 de abril a 1º de maio.

Contudo, as cidades de Maceió e Arapiraca, não apresentaram a mesma tendência de redução no número de infecções e mortes ocasionadas pelo novo coronavírus.

Conforme apresentado pelo Observatório Alagoano de Políticas Públicas Para Enfrentamento da Covid-19, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a redução apresentada foi de 7% do número de novos casos e 5% nos óbitos, indicando uma desaceleração da transmissão do vírus.

"A redução simultânea do número de casos e óbitos nos últimos quatorze dias, ainda que os níveis sejam altos, junto com a redução na ocupação hospitalar, são um bom indício", frisou o coordenador do Observatório, Gabriel Bádue.

A redução não foi observada nas duas maiores cidades do estado, demonstrando uma certa instabilidade no momento atual,

"Maceió e Arapiraca voltaram a apresentar aumento no número de casos, o que demonstra que ainda vivemos um momento de instabilidade onde qualquer descuido poderá representar um retrocesso", pontuou Gabriel Bádue.

Confira abaixo o número de novos casos e óbitos e a razão de incidências em Alagoas, Maceió, Arapiraca e as Regiões Sanitárias Alagoanas.


Segundo o Observatório, Arapiraca, Maceió e os municípios da 1ª Região Metropolitana mais uma vez apresentaram as maiores incidências de casos sendo, respectivamente, 276, 187 e 170 casos para cada 100 mil habitantes.

A mais recente atualização do Observatório mostra também que 45% das mortes da 17ª SE foram no interior de Alagoas, superando os notificados na capital. "Entre as doze localidades analisadas, Arapiraca apresentou a maior taxa de óbitos para cada 100 mil habitantes, igual a 6,9, seguida por Maceió e pela 10ª RS, que registraram 6,4 e 5,6 óbitos para cada 100 mil habitantes", diz o Observatório.

Vacinação segue em baixa


A 17ª SE também registrou, de acordo com o Observatório, redução de 52% na aplicação de vacinas em relação à semana anterior. Foram aplicadas 31.791 doses na 17ª SE, sendo 15.583 correspondentes à primeira dose e 16.208 à segunda. Na semana anterior, foram aplicadas 66.894 doses.

"Outro ponto preocupante é que, mais uma vez, foi observada uma redução no ritmo de vacinação, o que ocorreu pela quarta semana seguida, evidenciando as dificuldades que o país enfrenta para acelerar o processo de vacinação'', complementou Gabriel Bádue.