Educação

MPAL discute retorno às aulas nas escolas públicas de Maceió

O procurador-geral de Justiça e membros da FT se reuniram a secretários do município na manhã desta segunda-feira

Por 7Segundos com Assessoria 03/05/2021 15h03 - Atualizado em 03/05/2021 15h03
MPAL discute retorno às aulas nas escolas públicas de Maceió
MPAL discute retorno às aulas nas escolas públicas de Maceió - Foto: Reprodução/MPAL

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) recebeu na manhã desta segunda-feira (3) representantes da Prefeitura de Maceió e da Câmara Municipal para discutir o retorno das aulas presenciais na rede pública de ensino. O órgão ministerial manifestou preocupação com os milhares de alunos que estão fora da sala de aula e ratificou seu posicionamento no sentido de que é possível um retorno responsável que garanta segurança aos alunos e profissionais de educação.

Durante o encontro, os secretários demonstraram o interesse do Poder Executivo no retorno às aulas presenciais e informaram o desejo de ampliar a vacinação no sentindo de imunizar cerca de 5,3 mil professores e trabalhadores da área da Educação de Maceió. 

E após ouvir essa explanação dos gestores, o procurador-geral de Justiça convidou Elder Maia e Claydson Moura para participarem da próxima reunião da força-tarefa, que ocorrerá na quarta-feira (5). “A vontade de retorno das atividades presenciais é justa porque sabemos que as crianças e adolescentes da rede pública merece respeito ao princípios do acesso universal e manutenção do padrão do ensino, afinal, a educação pública é uma das maiores conquistas civilizatórias da atualidade. Além disso, há muitos deles em situação de vulnerabilidade social em suas casas. Então, vamos discutir com muita responsabilidade esse tema para que o retorno possa se dar com todas as garantias legais e sanitárias”, defendeu Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.

Segundo o secretário Elder Maia, a educação pública de Maceió tem cerca de nove mil alunos e, para que eles possam voltar à sala de aula, a vacinação precisaria atingir aproximadamente 5,3 mil trabalhadores. “O município de Maceió quer levar os alunos de volta às escolas porque sabe da importância da educação na vida de cada um deles. Além disso, a condição de vulnerabilidade que muitos vivem no ambiente doméstico, aliada a insegurança alimentar, prejudica o desenvolvimento dessas crianças e adolescentes de forma exponencial”, afirmou o secretário de Educação.

Na próxima quarta-feira, às 14h, a Prefeitura de Maceió fará uma explanação aos membros da FT sobre a situação da educação na rede municipal de ensino. Depois disso, o MPAL fará uma análise coletiva sobre os dados apresentados.