Economia

Prefeito JHC lança programa de aceleração para MEIs de Maceió

200 microempreendedores individuais serão contemplados; inscrições são gratuitas

Por 7Segundos com Assessoria 03/05/2021 16h04
Prefeito JHC lança programa de aceleração para MEIs de Maceió
Maceió é a primeira cidade do Nordeste a trazer essa metodologia - Foto: Assessoria

O prefeito JHC lançou, nesta segunda-feira (3), projeto de aceleração para os Microempreendedores Individuais (MEIs) de Maceió. A assinatura do convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) possibilitará a capacitação de 200 MEIs de qualquer setor. Só na Capital existem mais de 55 mil MEIs que podem participar da seleção.

Maceió é a primeira cidade do Nordeste a trazer essa metodologia para os microempreendedores. Ao lado do secretário de economia, João Felipe, e do diretor de empreendedorismo, Emerson Amâncio, o prefeito destacou a importância da iniciativa para tornar a capital um ambiente favorável à inovação.

“É um divisor de águas na nossa administração. A gente começa a trazer parcerias que certamente serão exitosas, que buscam experiências onde já deu certo. Eu já estive conhecendo bem esse polo de inovação e de economia criativa, de tudo que está acontecendo em Santa Catarina, que hoje tem a menor taxa de desemprego do país. E isso é fundamental e é uma inspiração para Maceió também”, disse JHC.

O diretor superintendente do Sebrae em Alagoas, Marcos Vieira, destacou o crescimento das MEIs no Estado e disse que muitos surgiram por necessidade, causada por problemas na economia, queda na geração de emprego.

“Pessoas que se viram em situação difícil e resolveram empreender. Muitos desses negócios não prosperam por falta de conhecimento do mercado. Sempre foi uma preocupação nossa no Sebrae dar o suporte aos MEIs para que possam evoluir nos seus negócios, se estruturar”, disse.

As inscrições, que são gratuitas, acontecem desta segunda-feira (3) até o dia 24 de maio, pelo site da empresa Salto, responsável por ministrar as capacitações, e podem ser feitas clicando aqui. Serão selecionados os 200 primeiros inscritos com a situação regularizada com relação ao Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e com a Declaração Anual de Faturamento – que é gratuita e pode ser realizada com auxílio das salas do empreendedor de Maceió.

Como será a seleção?

Após a inscrição será observada a situação de cada empreendedor. Caso não esteja regularizada, ele será informado, para que, se desejar, regularize e tenha a oportunidade de participar da seleção.

A capacitação irá contemplar os microempreendedores de vários ramos e a ideia é melhorar os serviços ofertados pelos MEIs, aumentando a quantidade de clientes e faturamento, auxiliando no crescimento da empresa. Os selecionados terão capacitação nas áreas de finanças, mercado, alto desenvolvimento, modelo de negócio, marketing digital e pitch.

Durante 8 semanas, em encontros online, os microempreendedores receberão mentoria de profissionais e facilitadores, e participarão de oficinas e laboratórios de prática. O programa visa o crescimento da atuação do MEI em médio prazo, proporcionando aumento de clientes, incremento de sua renda, geração de novos empregos e, consequentemente, aquecimento da economia na região.

As mentorias serão online e acontecerão todas as terças-feira, às 19h30, durante dois meses. A previsão é que o resultado com os selecionados saia em 30 de maio e as capacitações iniciem no dia 8 de junho.