Maceió

Moradores atingidos pela mineradora Braskem poderão solicitar laudos dos imóveis à Prefeitura

Empresa fez provisão de 9,2 bilhões de reais para gastos com as obrigações geradas por afundamento causado pela extração de sal-gema

Por 7Segundos com Veja 03/05/2021 20h08
Moradores atingidos pela mineradora Braskem poderão solicitar laudos dos imóveis à Prefeitura
Rua atingida pelo afundamento do solo - Foto: Assessoria

Nesta terça-feira (04), a prefeitura de Maceió vai inaugurar um Centro de Acolhimento e Triagem para ajudar os moradores que tiveram seus imóveis atingidos pelo afundamento causado pela extração de sal-gema feita pela Braskem.

Os moradores vão poder pedir para o CREA laudos de avaliação dos imóveis afetados para contrapor aos que estão sendo feitos por empresa contratada pela Braskem, assim como também terão assistência jurídica que será prestada pela seção alagoana da OAB. A prefeitura diz que até agora somente 30% das famílias atingidas aceitaram as negociações propostas pela companhia. 

A Braskem fez uma provisão de 9,2 bilhões de reais para fazer frente a todos os gastos relativos ao que chama de evento geológico na região, que aconteceu em 2018. De acordo com as informações prestadas em seu último balanço, referente ao ano de 2020, os recursos serão usados “para fechamento e monitoramento dos poços anteriormente utilizados nas atividades de extração de sal-gema, implementação de medidas sócio-urbanísticas e apoio na desocupação de moradores”.

CREA

Inicialmente, serão cinco servidores trabalhando no local, dois do corpo funcional da Defesa Civil, dois da Secretaria Municipal de Assistência Social e uma psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde. Cerca de 17 mil famílias, o que representa mais de 60 mil pessoas em cinco bairros da cidade, poderão ser atendidos pelo equipamento.

A Estrutura é resultado do Termo de Cooperação Técnica elaborado pelos Ministérios Públicos Federal, Estadual e do Trabalho, em que ficou acordado que a mineradora Braskem seria obrigada a custear a construção do equipamento que será administrado pelo Município. Essa estrutura é permanente para atender as famílias que foram afetadas pelo problema do afundamento. A estrutura deverá ser mantida enquanto durar o problema.