Capital

Prefeito JHC inaugura Centro de Acolhimento e Triagem (CAT) do Pinheiro

Local irá prestar serviços de assistência social e psicológica aos moradores da região

Por 7Segundos 04/05/2021 10h10 - Atualizado em 04/05/2021 11h11
Prefeito JHC inaugura Centro de Acolhimento e Triagem (CAT) do Pinheiro
Inauguração do Centro de Acolhimento e Triagem (CAT) - Foto: 7Segundos

O prefeito JHC (PSB) inaugurou, na manhã desta terça-feira (04), o Centro de Acolhimento e Triagem (CAT) do bairro do Pinheiro. O equipamento, localizado na Rua Miguel Palmeira, irá prestar serviços de assistência social e psicológica aos moradores dos bairros afetados pelo afundamento do solo em decorrência da atividade de exploração de sal-gema, realizada pela mineradora Braskem.

A estrutura é resultado do Termo de Cooperação Técnica elaborado pelos Ministérios Públicos Federal, Estadual e do Trabalho, em que ficou acordado que a Braskem seria obrigada a custear a construção do equipamento que será administrado pelo Município. A estrutura é permanente e deverá ser mantida enquanto durar o problema.

Em entrevista à imprensa, JHC enalteceu a criação do CAT. "A gente vai criar ferramentas para que os moradores possam ter a prefeitura como aliada na luta em defesa no direito. Eles terão apoio da Assistência Social, psicólogos e de assistência jurídica. Será um local para ser desenvolvido políticas internas da prefeitura, acolher e defender os moradores e, sobretudo, dar visibilidade ao caso", enfatizou JHC.

O acesso ao CAT

O local estará à disposição a cerca de 17 mil famílias, o que representa mais de 60 mil pessoas em cinco bairros da cidade. Moradores que precisem de atendimento de emergência poderão se dirigir ao CAT, sem agendamento prévio, das 8h às 14h. Por outro lado, moradores que precisem de serviços de assistência social, psicólogo e assistência jurídica, precisarão agendar o serviço e passarão por triagem.

"Caso alguém se dirija ao local vai obter todas as informações necessárias, para que se tenha as informações corretas, diminuir o seu drama, para que possa dar celeridade a sua compensação, e se não concordar com o que foi homologado em acordo e buscar uma via judicial", informou o prefeito.

Dos serviços

Inicialmente, cinco servidores irão trabalhar no local, dois do corpo funcional da Defesa Civil, dois da Secretaria Municipal de Assistência Social e uma psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde.

No futuro, dois convênios que estão sendo firmados entre o Gabinete de Gestão Integrada para a Adoção de Medidas de Enfrentamento aos Impactos do Afundamento dos Bairros (GGI dos Bairros) vão permitir que profissionais ligados à Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, e ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas atuem no local.