Política

Vereadores por Maceió criticam governo do Estado para tentar agradar JHC

Parte dos parlamentares se posicionaram como oposição em assuntos de competência estadual

Por Berg Morais 04/05/2021 18h06
Vereadores por Maceió criticam governo do Estado para tentar agradar JHC
Sede da Câmara de Maceió. - Foto: Assessoria

Ao passo em que se esquenta o clima nos bastidores da política tendo em vista as eleições de 2022, os vereadores por Maceió começam a querer “mostrar serviço” aos grupos políticos que se opõem ao governo de Renan Filho (MDB). Na sessão desta terça-feira (04), parte dos parlamentares se posicionaram como oposição em assuntos de competência estadual.

O primeiro assunto foi a vacinação de reeducandos contra a Covid-19. Na interpretação dos vereadores, outros grupos devem ter prioridades, os que estão no sistema carcerário, não. Vale lembrar, no entanto, que a decisão não é do governador, e sim do Ministério da Saúde através do Plano Nacional de Vacinação.

Nos corredores da Casa de Mário Guimarães os próprios parlamentares comentam que o líder do governo municipal, Siderlane Mendonça (PSB), e o neo-aliado de JHC, João Catunda (PSD), sequer se preocuparam em se aprofundar no assunto antes de entrarem na discussão sem argumentação.

Já em relação a não abertura de salões de festa infantil, foi a vez de Chico Filho (MDB) criticar a atuação do Estado no combate à pandemia. Outro ponto que, talvez, os novos críticos do governo não tenham se atentado é que o Supremo Tribunal Federal (STF) diz que os chefes dos Executivos não podem amenizar as Leis de seus superiores, o que se pode, de fato, é endurecer as normas.

O que ficou claro é a intenção em criticar para agradar, já que, mais uma vez, JHC e Renan Filho estarão em palanques opostos nas eleições de 2022.