Covid -19

Imunização Coletiva: Estudo aponta que seriam necessárias 1,5 mil aplicações diárias em AL

Dados apurados pela Universidade Federal de Alagoas apontam índice ideal de vacinação

Por 7Segundos 05/05/2021 07h07 - Atualizado em 05/05/2021 07h07
Imunização Coletiva: Estudo aponta que seriam necessárias 1,5 mil aplicações diárias em AL
Vacinação contra Covid-19 - Foto: Agência Alagoas

Estimativas apuradas pelo Observatório Alagoano de Políticas Públicas para Enfrentamento da Covid-19 (OAPPEC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), apontam que para o estado conseguir alcançar o índice ideal de vacinação, pelo menos 1,5 mil doses diárias deveriam ser aplicadas.

De acordo com as informações levantadas pelo painel Alagoas contra o Coronavírus, até o último dia (2) de maio, haviam sido aplicadas somente 654.498 doses em todo o território estadual, número muito abaixo do ideal estipulado para as doses diárias.

Como explica o professor Gabriel Bádue, somente quando a população adulta for vacinada, Alagoas conseguiria alcançar a chamada imunidade coletiva.

“Considerando que a população adulta alagoana conta com aproximadamente 2,2 milhões de pessoas, o que corresponde a dois terços da população do estado, para chegar a uma imunidade coletiva temos de vacinar toda a população adulta”, explicou.

A grande quantidade de pessoas nessa faixa etária demonstra um desafio para ser superado no plano de vacinação, considerando a necessidade de serem aplicadas duas doses para alcançar a imunidade total contra o vírus.

Conforme explica Gabriel, seriam necessárias aproximadamente 3,8 milhões de doses a serem aplicadas em todo território alagoano.

“A imunidade é adquirida com duas doses, estamos falando em aproximadamente 4,4 milhões de doses. Então, ainda faltam cerca de 3,8 milhões de doses. Considerando que de amanhã até o final do ano temos 242 dias, estamos falando de aproximadamente 15,5 mil doses diárias, muito acima da média das últimas semanas”, afirmou.

Contudo, no estado de Alagoas, somente nas últimas quatro semanas foram aplicadas, ao todo, 317 mil doses, muito abaixo do esperado para concluir a estimativa ideal de imunização.