Política

Renan Filho pode ser o responsável por unir novamente família Beltrão

Marx e Marcius Beltrão estarão no mesmo palanque político nas eleições de 2022

Por Berg Morais 05/05/2021 07h07
Renan Filho pode ser o responsável por unir novamente família Beltrão
Marcius Beltrão deve indicar secretário de Renan Filho - Foto: Reprodução/internet

A reforma administrativa no Governo de Alagoas pode ir muito além da necessidade de garantir um bom palanque para a família Calheiros em 2022. A nomeação do ex-prefeito de Penedo, Március Beltrão (PDT), para a secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo pode representar o fim do racha na família Beltrão.

Isso por que a chegada de Marcius para compor o primeiro escalão do Governo simboliza um gesto de aproximação com a outra banda da família Beltrão, liderada pelo deputado federal Marx Beltrão (PSD), já que Maykon Beltrão (MDB) assumiu recentemente a secretaria de estado da Agricultura.

Com todos os Beltrões reunidos num mesmo palanque, a possibilidade da desavença familiar chegar ao fim é cada vez maior. Marcius chegou a ensaiar candidatura à Câmara Federal, o que colocaria a reeleição de Marx em risco.

Agora, o ex-prefeito de Penedo é cotado para assumir uma candidatura majoritária – Senado ou Governo -, deixando caminho livre para a reeleição do primo.

Outro ponto que merece destaque é para a habilidade de articulação de política do governador. Numa só movimentação, Renan Filho fortaleceu seu palanque, pode reunir uma tradicional família no Estado, e fragilizou seus adversários políticos, já que Március Beltrão estava mais próximo do grupo do deputado federal Arthur Lira (Progressistas) e do deputado estadual Marcelo Victor (Solidariedade). Até o prefeito JHC (PSB) estava paquerando o político que está sendo chamado de “novo Rei do Sul”.

O próximo passo para Marcius Beltrão será deixar o PDT, legenda comandada pelo vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa. A expectativa é que ele migre para o MDB, já que existem possibilidades abertas em torno de sua candidatura.

Se Renan Filho consolidar sua candidatura ao senado, Marcius Beltrão entra na disputa como candidato ao governo ou a vice-governador. Se RF decidir concluir seu mandato no governo, Beltrão disputará a vaga ao senado contra Fernando Collor (PROS).