Cidades

Sindicato pede remanejamento de cobradores após promulgação de lei que extingue função

Sinttro se coloca a favor da digitalização do pagamento e contra as demissões dos trabalhadores

Por João Arthur Sampaio 05/05/2021 15h03 - Atualizado em 05/05/2021 16h04
Sindicato pede remanejamento de cobradores após promulgação de lei que extingue função
Sindicato pede remanejamento de cobradores após promulgação na Câmara - Foto: Reprodução/Web

Após a promulgação do projeto de Lei que encerra a profissão de cobrador em Maceió, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Alagoas (Sinttro) se posicionou contra a demissão dos trabalhadores e a favor da digitalização do pagamento. A promulgação foi publicada na edição desta quarta-feira (05) do Diário Oficial do Município.

“A gente pede um remanejamento de função, como colocamos na convenção coletiva, para que o cobrador passe a ser um agente operacional dentro do ônibus, auxiliando o motorista na operação do dia a dia em coisas como o acesso de pessoas com deficiência ao veículo. Agora, é só colocar em prática”, explicou o presidente do Sinttro, Sandro Regis.

Sandro relata que o sindicato vem acompanhando essa questão há três anos, quando foi intensificado o debate sobre a retirada do dinheiro dos coletivos. Mas, por conta da pandemia do novo coronavírus e pelo papel-moeda ser um vetor de contaminação, o projeto foi acelerado, uma vez que o prefeito anterior, Rui Palmeira, não sancionou, e o atual gestor, JHC (PSB), vetou.

O PL voltou para a Câmara de Maceió, onde teve o veto derrubado. “Esse projeto é momentâneo, enquanto durar a pandemia. A ideia é deixar só o cartão, uma vez que de 70% a 75% dos passageiros já o utilizam. Nossa outra questão era em relação aos turistas e pessoas do interior, como eles fariam para usar o coletivo. Mas os empresários disseram que iam resolver”, acrescentou Sandro.