Covid -19

Maceió e região metropolitana serão alvo de pesquisa sobre anticorpos da Covid-19

O levantamento acontecerá em 274 municípios brasileiros

Por 7Segundos com Agência Brasil 05/05/2021 18h06 - Atualizado em 05/05/2021 18h06
Maceió e região metropolitana serão alvo de pesquisa sobre anticorpos da Covid-19
Maceió e região metropolitana serão alvo de pesquisa para descobrir anticorpos da Covid-19 - Foto: Reuters/Bruno Kelly/Direitos Reservados

Maceió e região metropolitana farão parte de uma pesquisa para descobrir a prevalência de covid-19 nos diferentes grupos sociais da população. O levantamento foi lançado pelo Ministério da Saúde e visa testagem sorológica, chamada PrevCov, que identifica anticorpos da doença.

Segundo o secretário nacional de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, a pesquisa visa descrever as características socioeconômicas, demográficas e epidemiológicas dos participantes; estimar a magnitude da infecção pelo novo coronavírus nas capitais e regiões metropolitanas; e permitir cálculos mais precisos de morbidade e letalidade da doença.

O teste será feito em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e tomará como base a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (Pnad) Covid-19.

As amostras sorológicas serão processadas por unidades de apoio diagnóstico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Fortaleza e no Rio de Janeiro. Os testes devem permitir a detecção da resposta à infecção e à vacinação. Uma amostra de cada participante deve ser armazenada em um biorrepositório por até cinco anos.

Os participantes também terão dados colhidos sobre sintomas recentes ou anteriores, contatos com casos suspeitos, realização de testes e vacinação, bem como todo o histórico de saúde. Ainda não há previsão para a conclusão do levantamento.

Maceió e redondezas não serão os únicos municípios a participar das testagens. De acordo com o levantamento, 211.129 pessoas serão testadas em 274 municípios brasileiros. A previsão é de que sejam testados os moradores de 62.097 domicílios.