Saúde

Presidente da AMA pede esclarecimento sobre eficácia de vacinas aplicadas após o prazo estipulado

Uma investigação deverá ser feita para comprovar a eficácia das vacinas aplicadas após o período de 30 dias

Por 7Segundos, com assessoria 06/05/2021 11h11 - Atualizado em 06/05/2021 11h11
Presidente da AMA pede esclarecimento sobre eficácia de vacinas aplicadas após o prazo estipulado
Presidente da AMA, Hugo Wanderley - Foto: Assessoria

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, solicita a elaboração de um esclarecimento técnico sobre a eficácia das vacinas aplicadas com o prazo estipulado vencido.

A motivação do seu pedido se dá pelo fato de haverem 84 municípios em Alagoas que estão com o prazo de aplicação da segunda dose da CoronaVac vencidos, enquanto outros 17 estão com as vacinações suspensas.

“O prazo ideal para aplicação da segunda dose é de 21 dias. A capacidade de produção do Instituto Butantan foi reduzida por falta de insumos, o que afetou o andamento da segunda dose. Por isso, nós precisamos de uma nota técnica conjunta, com um laudo de infectologista, que explique a eficácia da vacina mesmo sendo usada com um intervalo maior que 28 dias. Porque o nosso papel, neste momento, é explicar, orientar e acalmar a população de cada município, já que há uma aflição com relação ao ritmo da imunização”, disse Hugo, que defende a divulgação dos testes clínicos sobre a resposta imunológica da vacina em prazo maior.

Para a situação ser resolvida nos municípios com prazo vencido ou suspenso, de acordo com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), ainda há a necessidade de 35 mil doses, que será dividida em duas remessas a partir de sexta (7) até o segunda (10), quando existe a previsão da chegada de mais imunizantes em Alagoas. Na última reunião da Associação, o presidente do Cosems/AL expôs a preocupação da entidade com relação ao quantitativo insuficiente de doses recebidas da D2 da Coronavac.

A extensão do prazo foi pactuada entre o Estado e os municípios alagoanos por meio da Resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) número 014, de 22 de abril de 2021. A resolução foi publicada em edição suplementar no Diário Oficial do Estado (DOE). Enquanto a nota técnica sobre a eficácia não é elaborada com a orientação do infectologista, a AMA pede para que a população preste atenção no cronograma de vacinação para tomar a segunda dose da Coronavac e, caso tenha a suspensão no município, acrescente os dias informados pela prefeitura no cartão de vacinação.