Saúde

Hospital Universitário depende da Ufal para manter energia e funcionamento

Dois terços dos contadores do HU são compartilhados com a universidade, que, neste ano, ainda não teve condições de pagar uma conta de luz

Por João Arthur Sampaio 07/05/2021 07h07
Hospital Universitário depende da Ufal para manter energia e funcionamento
Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) - Foto: Assessoria

Após a sanção do Orçamento Geral da União feita pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que cortou R$ 42 milhões da verba anual da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Hospital Universitário (HU) corre risco de corte de luz em meio à pandemia da Covid-19, uma vez que dois terços dos contadores da unidade de saúde são compartilhados com a Ufal, e a instituição não teve condições de pagar uma conta de energia neste ano.

A informação foi passada pelo reitor da universidade, Josealdo Tonholo, ao portal 7Segundos na quarta-feira (05), que lamentou a atual situação de corte e contingenciamento no orçamento, que, quando comparado ao de 2020, teve uma queda de mais de R$ 100 milhões. Na oportunidade, o professor afirmou que “se faltar sala, a gente dá aula embaixo da mangueira”.

“É possível que o serviço de luz seja suspenso. E é uma grande preocupação nossa. Caso aconteça, vai afetar bastante a saúde, pois temos vários pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), em leitos com respirador. Estamos apurando a situação para tentarmos tomar as devidas providências”, lamentou o superintendente do HU, Célio Rodrigues.

Apesar do compartilhamento dos contadores com a Ufal, a parte oncológica funciona de maneira independente, e o resto da energia da unidade de saúde é administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), criada na época do governo da ex-presidente Dilma Rousseff.