Saúde

Pessoas com comorbidades a partir de 35 anos começam a ser vacinadas nesta sexta (07) em Maceió

Calendário de vacinação para este sábado (08) também foi divulgado.

Por Paula Berle* 07/05/2021 08h08 - Atualizado em 07/05/2021 09h09
Pessoas com comorbidades a partir de 35 anos começam a ser vacinadas nesta sexta (07) em Maceió
Frasco com vacina de Oxford/AstraZeneca - Foto: Foto: Benoit Tessier/Reuters

A vacinação de pessoas com comorbidades a partir dos 35 anos começa nesta sexta-feira (07), em Maceió. A prefeitura também anunciou o início da imunização de profissionais da área da saúde com mais de 25 anos.

Ambos os grupos devem levar comprovantes da condição. As pessoas com comorbidades devem apresentar documento com foto e CPF, comprovante de residência e documento de comprovação médica. Os trabalhadores da saúde devem levar comprovação de atuação na área.

O calendário de imunização na capital foi acelerado após o recebimento pelo Governo de Alagoas de mais de 170 mil doses de imunizantes da AstraZeneca e da Pfizer na última semana, enviados pelo Ministério da Saúde.

Seguindo essas datas, no sábado (08) é a vez de pessoas com comorbidade de acima de 25 anos e trabalhadores da saúde com mais de 18 receberem a primeira dose.

Em suas redes sociais, o prefeito JHC (PSB) anunciou ainda a volta do Corujão da Vacina, que amplia o funcionamento dos drive-thrus, que passam a abrir das 9h às 21h.

Nos dois dias haverá vacinação das 9h às 21h, nos drives do Estacionamento do Jaraguá e da Justiça Federal (Serraria); e das 9h às 16h nos pontos fixos, que são: Papódromo (Vergel do Lago), Shopping Maceió (Mangabeiras), Shopping Pátio (Cidade Universitária), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), terminal do Osman Loureiro e área externa do Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho). Já no domingo a vacinação será das 9h às 16h.

Documentação necessária

Para ser imunizada, a pessoa com comorbidade precisa apresentar documento com foto e CPF, além de um dos documentos a seguir com cópia que fica retida no local de vacinação: prescrição médica para a vacina contendo a condição que justifique a imunização; exames específicos que estabeleçam o diagnóstico; relatório médico; ou cadastros específicos no Sistema Único de Saúde (SUS). Confira a lista de comorbidades.

Já o trabalhador da saúde deve apresentar, além de documento com foto e CPF, Declaração de Vínculo Empregatício emitida pelo diretor-geral ou diretor médico, atestando a condição do trabalhador; contracheque atualizado (mês anterior) ou carteira de trabalho comprovando vínculo ativo.

No caso dos autônomos, é necessário apresentar certidão de regularidade do respectivo conselho de classe e um dos seguintes documentos: Documentação comprobatória da condição de Microempreendedor Individual (MEI); Conta de energia de imóvel comercial em seu nome ou em nome de sua empresa; autodeclaração de efetivo exercício da atividade profissional na área da Saúde, acompanhada de três contratos de prestação de serviço ou de três declarações de pacientes, notas fiscais ou contratos de vinculação a planos de saúde privados.

Os cuidadores e assistentes domiciliares e trabalhadores de serviços funerários precisam apresentar Carteira de Trabalho que comprove o vínculo ativo ou contracheque atualizado (mês anterior). No caso dos residentes ou estudantes em estágio é necessária a apresentação da declaração emitida pelo serviço onde o estudante está cumprindo o referido estágio ou residência.

Comprovante de residência

De acordo com nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde, é obrigatória a apresentação de comprovante de residência e cópia (que fica no ponto de vacinação) com endereço que comprove residência no Município.