Arapiraca

Ação Social Pet: protetores agradecem iniciativa de castração que beneficia animais em Arapiraca

Por Assessoria 08/05/2021 11h11
Ação Social Pet: protetores agradecem iniciativa de castração que beneficia animais em Arapiraca
Ação Social Pet: protetores agradecem iniciativa de castração que beneficia animais em Arapiraca - Foto: Assessoria

Percebendo um expressivo aumento nos casos de abandono devido a reprodução desenfreada e outras formas de crueldade que são praticados contra os cães e gatos. Tutores de baixa renda e protetores independentes de animais resolveram pedir ajuda as autoridades públicas para que animais como cães e gatos tivessem acesso a castração gratuita.

A castração já havia sido pauta de diversas reuniões que aconteceram na cidade de Arapiraca nos últimos meses com o deputado estadual Tarcizo Freire (PP), com o vereador Túlio Freire (PP), representantes da clínica Pet Aki e protetores de animais.

“É um ato de amor. Por que não é fácil você castrar seu bichinho e com esse trabalho social, surge a oportunidade de participar desse programa. Eu como dona de pet estou orgulhosa com esse pessoal que abraçou essa causa tão nobre. Parabéns a todos, em especial o deputado Tarcizo Freire que desde início acreditou no projeto”, disse Isleide Oliveira.

Segundo o médico veterinário Dr. Daniel Tenório a castração diminui consideravelmente o risco do animal (fêmea) desenvolver tumores de mama, previne doenças sexualmente transmissíveis e doenças reprodutivas. Ao castrar um animal, centenas ou milhares de outros serão salvos, já que, a prática impede que outros nasçam e acabem abandonados.

Para Lindinalva Telma a Ação Social Pet é maravilhosa e contribui bastante com a saúde do pet. “Essa ação social é maravilhosa. Graças a ela vamos poder castrar nossos animais e evitar a transmissão de doenças”, disse.

Tânia Maria Sales presidente da Associação Humanitária de Proteção ao Animal de Rua (AHPAR), uma das beneficiadas pelo projeto, ressaltou que resgatar para sacrificar não resolve, o que resolve é a castração. Nesta semana a presidente juntamente com o prefeito Luciano Barbosa assinaram um termo de Fomento para a manutenção da entidade, que antes tinha apenas o apoio da Ação Social Pet. Projeto que acontece há cerca de cinco anos, com a intenção de estimular ainda mais a saúde e o bem-estar de cães e gatos.

O programa conta com a parceria do Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire com a clínica Pet Aki e com o apoio do vereador Túlio Freire e do deputado estadual Tarcizo Freire.

“É uma satisfação fazer parte desse projeto que há cerca de cinco anos, luta pela vida e o bem-estar animal. E agora mais feliz ainda, sabendo que prefeitura Municipal de Arapiraca também abraçou essa causa, frisou o deputado.

Cadastramento

O Complexo informa que as inscrições de tutores e protetores continuam todas as sextas-feiras, a partir das 8h. O atendimento é presencial, na sede da instituição, localizada na rua José Augusto Vital, 991, bairro Nova Esperança, em Arapiraca. Já a triagem e os exames pré-operatórios dos pets, são realizados aos sábados.

Para realizar o cadastro para a castração, o responsável deverá ser maior de 18 anos, comparecer no Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire e apresentar original e cópia da identidade, do CPF, comprovante de residência e o número do NIS.