Segurança

Alagoas registra queda na criminalidade no 1º quadrimestre de 2021

Balanço foi apresentado durante coletiva à imprensa, nesta segunda-feira (10)

Por 7Segundos 10/05/2021 12h12 - Atualizado em 10/05/2021 12h12
Alagoas registra queda na criminalidade no 1º quadrimestre de 2021
Governador apresenta números da segurança nos quatro primeiros meses do ano - Foto: 7Segundos

O governador Renan Filho (MDB) e o secretário da Segurança Pública, Alfredo Gaspar, concederam entrevista coletiva à imprensa na manhã desta segunda-feira (10), para tratar dos números da segurança no primeiro quadrimestre de 2021. O evento também contou com a presença do novo titular da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), o vereador licenciado por Maceió, Kelmann Vieira (Podemos).

Dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), mostram que o mês de abril registrou o menor número de homicídios já registrados desde 2010, quando a série histórica começou a ser contabilizada.

Alagoas registrou 82 homicídios em abril deste ano. Já o mesmo mês do ano passado totalizou 124 crimes, o que demonstra uma redução de 33,9%. O comparativo de janeiro a abril de 2021 revela que o período registrou 398 homicídios. Já o mesmo período do ano passado registrou 495 mortes.

Outros crimes

No primeiro quadrimestre do ano, Alagoas registrou 20 roubos a transporte coletivo urbano, o que representa 42% de redução em comparação ao mesmo período do ano passado. Em abril, nenhum roubo a coletivo foi registrado.

“Quando nós assumimos eram 446 roubos de transporte urbano de janeiro a abril, 111,5 roubos por mês. Agora são 20 roubos nos últimos 4 meses, 5 por mês. Ou seja, baixou para 5% do que era no passado. Esse é um tipo de crime que dá as maiores sensações de violência na população, é o ‘cara’ sair de manhã para o trabalho e ser assaltado no ônibus ou estar voltando depois de receber seu salário ou comprar um celular e o bandido tomar”, informou o governador.

Por outro lado, roubos a veículos de passeio somaram 129, o que representa queda de 35%. Já roubos de motocicletas somaram 492, queda de 12%. Alagoas zerou roubos a instituições financeiras desde setembro de 2019.

Homicídios na capital

Abril também apresentou resultado positivo na capital alagoana, com redução de 21,2% no número de crimes contra a vida. O mês contabilizou 26 crimes, já o mesmo período de 2020 teve um total de 33 mortes. Já os quatro primeiros meses de 2021 houve redução de 19,9% no número de mortes violentas.

"A violência em Maceió hoje é um terço do que já fora. Ou seja, a cada pessoa que morre hoje, no ano de 2012, 2013 e 2014, morreu três pessoas. Isso é muito significativo e demonstra que o principal objetivo para o qual o governo foi eleito em 2014 tá sendo atingido. O estado de Alagoas saiu há um bom tempo do noticiário nacional de violência", enfatizou Renan Filho.

Redução de crimes

Para o secretário da Segurança Pública, Alfredo Gaspar, a diminuição no número dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) é fruto da integração entre as forças de segurança do estado.

“Eu quero agradecer a cada profissional que tem dedicado a sua vida para fazer de Alagoas um estado melhor, capitaneado pelo governador Renan Filho. Esses números não mudaram de um passo de mágica. Alagoas passou mais do que duas décadas crescendo fortemente em números. Foram duas décadas que o derramamento de sangue em Alagoas possibilitou, se fosse comparar, extinguir cidades de porte médio”, disse o secretário.