Cultura

Grupo de estudos ‘Fotografia por vir - o que clicar?’ discutirá a Fotografia alagoana e já tem reunião marcada para sábado (15)

Grupo faz parte da Casa Alagoana da Photografia; Reunião ocorrerá às 15h, via Zoom

Por Assessoria 12/05/2021 20h08
Grupo de estudos ‘Fotografia por vir - o que clicar?’ discutirá a Fotografia alagoana e já tem reunião marcada para sábado (15)
Fotografia - Foto: Reprodução/Web

O que vem a sua cabeça quando falamos sobre Fotografia alagoana? Possivelmente, as belas paisagens naturais de Alagoas são a primeira coisa que se imagina. Mas será que a fotografia alagoana se resume a isso? É com essa provocação que se iniciará no próximo sábado (15), às 15h, o primeiro módulo do Grupo de Estudos ‘Fotografia por vir - O que clicar?’. A reunião será online, na plataforma Zoom e ministrada pelo fotógrafo carioca radicado em Alagoas, Francisco Oiticica Filho. O grupo faz parte da Casa Alagoana da Photografia (CAPh) e os três encontros dos módulos serão sempre no terceiro sábado do mês, nos próximos dias 15/05, 19/06 e 17/07.

O primeiro encontro discutirá, a partir de um texto e um vídeo de Francisco Oiticica, se há a fotografia alagoana e quais os rumos da Fotografia Criativa. No segundo encontro, que ocorrerá dia 19/06, serão discutidos alguns exemplos de realização da fotografia alagoana e sua inserção no panorama nacional. No último encontro, de finalização do módulo, serão apresentadas as fotografias e os resultados das discussões do grupo. Para participar é necessário se inscrever pelo link que está na bio do Instagram da Casa Alagoana da Photografia (@caphmaceio) e quem não tiver Instagram, pode entrar em contato pelo email [email protected]. Será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 50 pelo módulo com três encontros, e R$ 20 por encontros individuais do módulo. Os pagamentos podem ser realizados por Pix ou transferência bancária. Ao finalizar a inscrição, o participante será adicionado a um grupo do Facebook, onde terá acesso ao material necessário para os estudos, e em um grupo do Whatsapp, onde receberá os avisos.


Sobre o grupo de estudos


“O grupo de estudos ‘Fotografia por vir, o que clicar?', partiu de um vídeo meu apresentado no Seminário Panorama e Rumos da Fotografia Alagoana, promovido pelo FotoSururu20, no começo do ano passado. O vídeo discorre sobre identidade cultural de Alagoas e faz um levantamento dos meios de circulação da Fotografia no Estado, as dificuldades e as possibilidades de seu desenvolvimento. Feito o diagnóstico, foram traçados alguns caminhos em direção àquela fotografia criativa, que o FotoSururu adotou como o subtítulo. O Grupo de estudos terá um primeiro módulo com três encontros mensais, nos quais se vai retomar o vídeo e promover as discussões dele decorrentes. Também serão feitos exercícios fotográficos para a concretização das ideias e temas levantados. Nos encontros do grupo, não haverá aulas propriamente ditas, mas encontros de fotógrafos que queiram refletir sobre a sua produção e experimentar, fazer algo diferente do que já fazem.”, explica Francisco Oiticica, facilitador do Grupo de estudos.


Sobre o coordenador do Grupo de Estudos da Caph



Francisco Oiticica Filho é bacharel em Pintura pela EBA-UFRJ. Começou a atuar efetivamente na fotografia quando se transferiu para Maceió, em 1993/94. Lecionou Fotografia na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), já tendo concluído o Mestrado em História e Crítica da Arte na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na UFAL, permaneceu por 6 anos, lecionando também Teoria da Comunicação, Comunicação Comparada e Estética e Cultura de Massa. Em fins de 1999, foi convidado a lecionar na Universidade Stendhal Grenoble III, França, onde também realizou parte do Doutorado em Literatura, defendido na UFAL em 2004. Atua na área da fotografia criativa e autoral, fazendo o que considera um jogo de linguagem em suas fotografias, sob influência das artes plásticas e da literatura, com "trocadilhos visuais", embaralhando o real e a sua representação.


Serviço:



Primeiro módulo do grupo de estudos “Fotografia por vir - o que clicar?”


Inscrições através do Formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScom3N5ptdApl6kNrsNcrqCUH3wUDHrtV5aztQMjr5yBW7PZw/viewform


Quando? Sábado (15), às 15h, via Zoom.


O link para o evento será enviado via Whatsapp no número que foi informado na inscrição


Valores: Módulos com três encontros custarão R $50,00 ou R $20,00 , caso haja interesse por apenas um encontro do módulo.


Instagram da Casa Alagoana da Photografia: instagram.com/caphmaceio/