Covid -19

SMS responde Sinmed e diz que atestados são de responsabilidade dos médicos

Presidente do sindicato disse que seria trabalho da prefeitura fiscalizar os atestados apresentados na hora da vacinação

Por 7Segundos 17/05/2021 18h06
SMS responde Sinmed e diz que atestados são de responsabilidade dos médicos
Secretaria Municipal de Saúde de Maceió. - Foto: Ascom SMS

Por meio de nota oficial, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclareceu que a responsabilidade dos atestados é dos profissionais que os emitem, afirmando que a relação do médico com o paciente é sigilosa.

O posicionamento foi em resposta ao presidente do Sindicato dos Médicos (Sinmed), Marcos Holanda, que reclamou, em entrevista à TV Pajuçara, de pessoas que teriam falsificado atestados de comorbidade para se vacinarem contra a Covid-19.

“No caso de pacientes que não tinham acompanhamento médico, o profissional não via só chegar e entregar o atestado. É preciso investigar, checar o histórico do paciente, ver exames que comprovem a comorbidade. Se o médico achar que a pessoa está tentando utilizar de maneira equivocada, não deve dar o atestado, pois o problema pode acabar caindo sobre ele”, disse Marcos.

A SMS ainda reforçou que tem “tem conduzido a campanha de vacinação de forma responsável, respeitando os critérios estabelecidos no Plano Nacional de Imunização”.

Confira a nota na íntegra:

"A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que a responsabilidade pelos atestados médicos é dos profissionais que os emitem, garantindo que o usuário é portador de comorbidade e, assim, está apto para ser vacinado contra a Covid-19. A Secretaria reforça, ainda, que tem conduzido a campanha de vacinação de forma responsável, respeitando os critérios estabelecidos no Plano Nacional de Imunização, mas que a relação médico-paciente é sigilosa."