Covid -19

Internações por Covid-19 crescem em AL e colocam flexibilização em xeque

Governador Renan Filho anuncia novo decreto nesta terça-feira (24)

Por 7Segundos 24/05/2021 12h12 - Atualizado em 24/05/2021 13h01
Internações por Covid-19 crescem em AL e colocam flexibilização em xeque
Governador Renan Filho durante coletiva de imprensa - Foto: Márcio Ferreira

Após algumas semanas de tendência de estabilidade, as internações por Covid-19 em Alagoas voltaram a crescer nos últimos dias. Nesta terça-feira (25), o governador Renan Filho (MDB) concede entrevista coletiva, às 17h, para tratar da situação epidemiológica do estado em relação à Covid-19 e das medidas de enfrentamento à pandemia.

O aumento na ocupação hospitalar se dá pouco menos de duas semanas depois da implementação de novas medidas de flexibilização que permitiu a reabertura de cinemas, museus e teatros e parques temáticos, além da ampliação do horário de funcionamento de bares, restaurantes e shoppings centers para as 21h – inclusive nos fins de semana.

Dados do último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgado nesse domingo (23), confirmam um total de 188.958 casos de Covid-19 e 4.607 óbitos. Há 15.609 casos em investigação laboratorial. A ocupação de leitos de Covid-19 não para de subir: dos 383 leitos de UTI criados, 316 estão ocupados.

Chama a atenção, no último boletim, datado de domingo (23), que o Hospital da Mulher, em Maceió e referência no tratamento de pessoas diagnosticadas com a Covid-19 em Alagoas, está com 96% dos leitos de UTI ocupados. Do total de 74 leitos de UTI Adulto, 71 estão sendo utilizados por pacientes em tratamento. Na sexta (21), a ocupação era de 99%.

Interior de Alagoas

A situação também é crítica no Hospital Regional Clodolfo Rodrigues, o único que dispõe de leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 em Santana do Ipanema. Conforme a Sesau, na tarde de domingo (23), a unidade hospitalar estava com 100% do total de 30 leitos clínicos ocupados e com apenas um leito de UTI - dos 15 existentes - disponível, que corresponde a 93% de ocupação.

Arapiraca também está com a taxa de ocupação de UTI alta. Do total de 72 leitos de UTI nos hospitais do município, 90% estão ocupados, restando apenas sete vagas para atender intercorrências de 85 pacientes que estão ocupando os leitos clínicos. A ocupação desses leitos de enfermaria - que não possuem equipamentos de intubação é de 74% do total de 115 vagas.

O Hospital de Emergência do Agreste, unidade hospitalar que possui o maior número de leitos no município, está com a UTI totalmente lotada. Todos os 37 leitos com equipamentos de ventilação mecânica estão em uso no momento. Em relação aos leitos clínicos, a ocupação é de 78% dos 60 na ala de isolamento.

As vagas de UTI que ainda restam em Arapiraca se encontram nos hospitais Chama e Regional.