Saúde

Hemocentros de AL estão com estoques baixos de sangue de Rh negativo

Campanha do Hemoal, incentiva a doação de sangue voluntária em Maceió e Arapiraca

Por 7Segundos 14/06/2021 12h12 - Atualizado em 14/06/2021 13h01
Hemocentros de AL estão com estoques baixos de sangue de Rh negativo
Doação de sangue - Foto: Ellen/7Segundos

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente no dia 14 de junho. O objetivo da data é homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar a população sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vida.

Em Alagoas, o Hemoal lançou a Campanha "Doe Sangue e Ajude a Escrever Novas Histórias", para incentivar a doação de sangue no estado. A diretora hematologista, Dra Verônica Guedes do Hemocentro de Alagoas, explicou em entrevista ao portal 7Segundos, sobre a importância de doar sangue mesmo em meio a pandemia do novo coronavírus. " Nós estamos hoje celebrando no dia 14 de junho, o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue e o mundo inteiro está rendendo essa homenagem a essa pessoa que salva tantas vidas todos os dias. Os hemocentros do país também estão engajados nessa campanha principalmente nesse momento em que nós estamos com os estoques reduzidos por conta até da pandemia do coronavírus", explicou. 

Dra. Verônica Guedes

Devido a pandemia muitos doadores temem a propagação do vírus na hora de doar, mas de acordo com Verônica, todo procedimento é muito seguro e feito por profissionais capacitados. "Nós adotamos todas as medidas de proteção para que essa pessoa que venha fazer a doação tenha segurança de que vai doar, mas que não vai pegar nenhuma doença. Inclusive todo material utilizado para doação de sangue é descartável. Você doa sangue, mas não pega doença e aliás você só salva as pessoas doentes", destacou a diretora. 

Ainda sobre o estoque de sangue em meio a pandemia, a diretora do hemocentro explicou, que houve um baixa considerável de doações de sangue durante o período e, agora os profissionais trabalham em conjunto para conscientizar as pessoas sobre a importância de doar sangue, onde a única forma de obtê-lo é por meio da doação voluntária. "Nós tivemos uma baixa considerável e estamos fazendo um trabalho em torno de conscientizar as pessoas de que o sangue não pode ser comprado, não pode ser fabricado, a única forma de obtê-lo é através do doador voluntário, que aparece nos hemocentros e nos postos de coleta. Atualmente nosso estoque está em torno de 70%, mas estamos com nível muito baixo dos tipos negativos. Então você que sabe que seu tipo sanguíneo é o negativo ou até mesmo qualquer outro grupo, compareça ao Hemoal ou de Arapiraca e faça sua doação", apelou Verônica. 

Sobre a Campanha Doe Sangue e Ajude a Escrever Novas Histórias, a diretora do hemocentro explicou, que os doadores que forem até os pontos de coleta de sangue e aos Hemocentros de Arapiraca e Maceió, receberão um brinde para reforçar e incentivar o gesto de doar sangue. "Quem vier doar sangue hoje, a gente está homenageando as pessoas com brinde que ajuda inclusive a divulgar o gesto que é Doar Sangue e Ajude a Escrever Novas Histórias, são novas histórias de vidas que foram salvas. Então o doador que pode se dirigir ao Hemocentro será homenageado com este brinde e vai poder divulgar esse ato para outras pessoas para multiplicar esse gesto tão nobre que é a doação voluntária", ressaltou. 

Quem pode doar sangue?

Para doar sangue, a pessoa deve estar enquadrada dentro de algumas características específicas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS):

-Homem ou mulher entre 16 e 68 anos;
-Ter acima de 50 quilos;
-Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV;
-Estar bem alimentado e descansado;
-As parturientes devem esperar entre 90 e 180 dias após o parto;
-Se estiver gripado, esperar no mínimo 7 dias após a recuperação para poder doar;
-Após uma doação, as mulheres devem esperar 90 dias para fazê-lo novamente; enquanto os homens devem esperar 60 dias.

No caso das pessoas que tomaram a vacina contra a Covid-19, deve ser respeitado um intervalo para se candidatar à doação de sangue. Com relação à vacina CoronaVac, o intervalo é de 48 horas após cada dose, ou seja, dois dias; já no caso da AstraZeneca e da Pfizer, o ato de doar sangue só pode ser realizado após o sétimo dia do recebimento da vacina, seja para a primeira ou segunda dose. Já para quem se vacinou contra a Influenza, deve respeitar um intervalo de 48 horas para se candidatar à doação de sangue.

Quanto aos voluntários que tiveram a Covid-19, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias, contados após a recuperação da doença. Já os que tiveram apenas contato com pessoas infectadas pelo novo coronavírus, devem aguardar 14 dias e, caso não apresentem sintomas, podem se dirigir até o Hemoal.

Onde doar

Os voluntários do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, podem realizar a doação de sangue no Hemoal Arapiraca, localizado no Laboratório Municipal, situado na rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, no bairro Centro. A unidade funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 12h e das 13h às 17h.

Já àqueles que residam na capital alagoana e nos municípios dos Litorais Norte e Sul, Zona da Mata e parte do Vale do Paraíba, devem doar sangue no Hemoal Maceió. O órgão está situado na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 7h às 17h. Na capital, há ainda a possibilidade de se candidatar à doação de sangue na Unidade Farol, localizada no Hospital Veredas, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.

"A gente está aguardando você para doar sangue, a equipe está totalmente capacitada e que o doador vai sair com a sensação maravilhosa de ter salvo até quatro vidas e com certeza seu gesto fará uma história nova de vida em uma outra pessoa que está em algum hospital precisando do seu sangue", concluiu a diretora.