Saúde

As artes podem ajudar no tratamento de dependentes químicos?

A arte tem um papel fundamental no tratamento de dependência química. Entenda mais a seguir

Por 7Segundos 14/06/2021 14h02
As artes podem ajudar no tratamento de dependentes químicos?
As artes podem ajudar no tratamento de dependentes químicos? - Foto: Grupo Aliança Pela Vida

O tratamento para combater a dependência química em clínicas de recuperação em Goiás pode ser longo e difícil, e requer força de vontade e determinação do paciente, bem como o apoio da família e amigos.

A dependência química é um transtorno psiquiátrico caracterizado pelo abuso de uma ou mais substâncias psicoativas, responsáveis por causar alterações comportamentais e biológicas no indivíduo.

Não existem causas concretas para o que leva uma pessoa a se tornar um dependente químico, no entanto, entende-se que ela possa ocorrer pela junção de fatores biológicos, sociais e psicológicos — perda de alguém da família, fim de relacionamento, busca por aceitação em um grupo e outros.

Nesse contexto, a busca incessante pelas sensações proporcionadas pelas drogas leva o indivíduo a abandonar algumas práticas comuns, como comer, beber e dormir.

Além disso, em função de sua ação no sistema nervoso central, a percepção do indivíduo (ou seja, sua visão de mundo) é completamente alterada, de modo a prejudicar suas relações pessoais e profissionais.

Sintomas como problemas financeiros, perda do emprego e isolamento social podem ser observados na vida de um dependente. Embora seja incurável, a dependência é passível de tratamento em clínicas de reabilitação no Maranhão e em outras regiões do país.

O tratamento alia diferentes frentes para lidar com o vício e ajudar o paciente a ser novamente inserido na sociedade — a arte é uma dessas frentes, essenciais para garantir o sucesso do mesmo. Entenda mais a seguir.

O papel da arte no tratamento de dependência química

Os danos causados pela dependência química não são somente físicos, mas também mentais. Durante o processo de psicoterapia em clínicas de recuperação no Tocantins, após a desintoxicação, o dependente busca entender a raiz do problema, a fim de mudar seu comportamento quanto às drogas e mudar de vida.

As artes podem ser utilizadas para tornar esse processo mais simples, unindo tratamentos convencionais e alternativos que podem trazer inúmeros benefícios para a saúde mental dos pacientes.

A dança, música e arteterapia têm um papel fundamental nisso, de modo que ajudam o indivíduo a ser inserido novamente na sociedade.

Musicoterapia para reescrever a própria história

Um indivíduo dependente das drogas acaba perdendo a própria identidade e história em decorrência da busca pelo consumo. Ele vive pela droga, e somente por ela, esquecendo a si própria.

Por isso, a musicoterapia age para resgatar a história do paciente, fortalecendo sua identidade e auxiliando em possíveis quadros de ansiedade.

Forma de expressão através da arteterapia

A arteterapia não está somente ligada ao desenho, mas a produção artística de peças como o cachecol, retalhos e outros, com o auxílio do tear. Dessa forma, o paciente encontra formas variadas de se expressar, estimulando a atividade cerebral e promovendo bem-estar e harmonia consigo mesmo, garantindo o sucesso do tratamento em clínicas de recuperação no Espírito Santo.